Saudação den Jürgen Grässlin


 Saudação den Jürgen Grässlin

Para o Festival de CINEMA MERANO 2020

 

Veja na https://youtu.be/EgDakfyZwcs

 

Caro Presidente da Câmara Paul Rösch,

caros visitantes, caros participantes, caros organizadores

do Festival de Cinema crítico dos armamantos - FILMFESTIVAL MERAN 2020,

caros amigos e amigas da paz no Tirol do Sul e na Itália,

 

Envio-lhe esta mensagem de saudação a partir de Friburgo em Breisgau em nome do Gabinete de Informação de Armamento com a GLOBAL NET - STOP THE ARMS TRADE e em nome da campanha »Aktion Aufschrei - Stoppt den Waffenhandel!«

 

Infelizmente e por razões profissionais e pessoais não posso estar com vocês. Lamento sinceramente, porque gostaria muito de ir a Merano! Para vos ver novamente e para ver em conjunto os filmes extremamente interessantes no contexto da semana de cinema »Deadly Trade - Traffico letale«.

 

Vocês têm por visita cineastas de fama nacional e internacional e especialistas de paz: da Itália, Alemanha, Reino Unido, África do Sul e Uganda. Portanto, o seu programa para o FILMFEST MERAN é realmente atraente!

 

Esta Festa de Cinema pode acontecer porque o seu Presidente da Câmara, Paul Rösch, cumpriu a sua promessa e se comprometeu com toda a força. Ele foi apoiado por Sissi Prader e Francesco Comina da Human Rights International, HRI, assim como pelo Dr. Robert Simon da Plataforma Euregio sobre Dignidade Humana e Direitos Humanos, Euphur, e muitos outros ativistas.

 

Com isso vocês podem realizar a idéia que tivemos juntos em Merano, em setembro de 2018 - o que realmente me deixa muito feliz.

 

Da Alemanha, Wolfgang Landgraeber e eu tentamos arranjar muitos contactos para a Rede GLOBAL - STOP THE ARMS TRADE: Em Qualquer parte, Daniel Harrich e Wolfgang enchem as salas de cinemas com os seus filmes de televisão e cinema sobre a empresa Heckler & Koch e a indústria de armamento alemã. Andrew Feinstein e sua equipe da »ShadowWorldInvestigations« estão entre os jornalistas e autores de livros mais respeitados do mundo.

 

Ralf Willinger de terre des hommes e o ex- soldado-criança Innocent Opwonya podem informar, à base das suas próprias experiências, sobre o destino de crianças e jovens em zonas de guerra na Ásia, América Latina e África.

 

Com Lisa Clark, Giorgio Beretta, Francesco Vignarca da Rete Italiana per il Disarmo, assim como Alex Zanotelli e outros especialistas de paz, conseguiram contratar os melhores especialistas no comércio de armas italiano e internacional como participantes ativos da FILMFEST MERAN.

 

No Merano Film Festival, as manipulações das empresas de armamento italianas, britânicas e alemãs são investigadas criticamente. Isto é extremamente importante. Porque empresas como a Fabbrica d'Armi Pietro Beretta e a Heckler & Koch AG exportaram ou continuam a exportar armas pequenas - como pistolas, submetralhadoras ou espingardas de assalto - para regimes autocráticos, repressivos ou ditatoriais em todo o mundo. Cometeram-se graves violações dos direitos humanos todos os dias com armas provenientes destas empresas.

 

A BAE Systems, Leonardo S.p.A. e a Rheinmetall AG fornecem sem escrúpulos sistemas de armamento importantes - como aeronaves de combate e veículos blindados com rodas - para zonas de crise e guerra em todo o mundo. A subsidiária da Rheinmetall RWM Italia na Sardenha produz munições de grande calibre: uma cooperação germano-italiana de armamento com o uso de armas mortais na guerra do Iêmen. Para o recipiente das munições, a casa governante Salafi na Arábia Saudita, está provado que utiliza munições RWM contra civis no Iêmen.

 

Tudo isso é possível porque se pagam, de forma duvidosa, subornos no valor de milhões aos fabricantes de armas, seus lobistas e aos políticos. Porque através da corrupção arranjam-se novos contratos de armas no valor de milhares de milhões. Com o filme »Shadow World«, a equipa à volta de Andrew Feinstein traz luz para a escuridão das manipulações da indústria de armamento - a nível mundial.

 

Inúmeras pessoas já foram vítimas desta política inescrupulosa de exportação de armas. Seja que tiveram de matar ou foram mortos como crianças soldados. Seja que, como velhos ou como mães com seus filhos, não pudessem fugir a tempo. Ou seja que eles fossem deliberadamente abatidos como civis.

 

Caros visitantes do FILMFEST MERAN,

caros amigos e amigas da paz,

 

Vamos pôr um fim a estas maquinações desumanas da indústria de armamento e dos seus lobistas!

Aumentemos maciçamente a pressão sobre os políticos para que as exportações de armas para os Estados violadores dos direitos humanos e beligerantes sejam imediatamente paradas!

Vamos lutar juntos por um mundo sem armas, por um mundo pacífico e justo!

 

A resistência é possível, como o demonstram com o seu empenho as organizações de paz em todo o mundo - por exemplo, contra a RWM Italia na Sardenha.

 

Mas seremos mais bem sucedidos se trabalharmos em rede com apoiantes em outros países, em todos os continentes. Com a GLOBAL NET - STOP THE ARMS TRADE criamos a base para uma resistência global em rede - também através de traduções para sete idiomas mundiais.

 

Com as acusações criminais contra a Heckler & Koch e a SIG Sauer, provamos que somos capazes de levar à justiça os responsáveis pelo comércio ilegal de armas e obter condenações. Veja os casos 02 e 04 em GLOBAL NET.

 

Actualmente em Fevereiro publicamos em GLOBAL NET o Caso 05 sobre Leonardo S.p.A. com sede em Roma. Os autores Helmut Lohrer, Andrew Feinstein e, na Itália, Francesco Vignarca, demonstram enfaticamente a estreita ligação entre a exportação de armas - neste caso de helicópteros militares - e a corrupção global.

 

Em Março, a GLOBAL NET documentará com o CASO 06 - »Muralhas assassinas -Deadly Walls« – quais as empresas em todo o mundo que fornecem armas de guerra para zonas de crise e guerra, cujo uso leva milhares de pessoas a fugir. Mas as empresas em questão beneficiam duplamente: para além do fornecimento de armas, beneficiam também da segurança nas fronteiras, ou seja, da defesa contra os refugiados. Wolfgang Landgraeber, que também participa no Festival de Merano, e María-Eugenia Lüttmann-Valencia são os autores desta investigação.

 

Em Maio de 2020 publicaremos na GLOBAL NET com o Caso 07 quais as armas que os soldados-criança em todo o mundo têm que usar para atirar. Vocês já vão saber mais durante esta semana - porque Ralf e Innocent estarão com vocês.

 

E ainda vamos marcar outro golo: Em Abril de 2020, logo a seguir ao FILMFEST MERAN, Wolfgang Landgraeber – que lá apresentará seu revelador filme »Morte, as Armas, o Silêncio«. A »Síndrome de Oberndorf« - publicará para a GLOBAL NET 0 a primeira base de dados de filmes críticos de armas em todo o mundo - mas será o próprio Wolfgang quem vai falar sobre isso.

 

No final, tenho dois desejos:

 

Desejo ao FILMFEST MERAN um grande sucesso em todos os níveis: muitos visitantes do cinema, discussões animadas, assim como idéias brilhantes para parar o comércio de armas da Itália, da Grã-Bretanha, da Alemanha, do mundo inteiro.

 

E desejo-vos muita força e coragem nos vossos esforços por um mundo mais pacífico, justo e ecologicamente intacto!

 

Jürgen Grässlin

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Jürgen Grässlin

é porta-voz da campanha »Aktion Aufschrei - Stoppt den Waffenhandel!«, Porta-voz Federal da Sociedade Alemã de Paz - Opositores da Guerra Unida (DFG-VK), Porta-voz dos Accionistas Críticos Daimler (KAD), Co-Fundador dos Accionistas Críticos Heckler & Koch (KA H&K) e Presidente do Gabinete de Informação sobre Armas (RIB e.V.).

Em 2018 Grässlin iniciou a GLOBAL NET - STOP THE ARMS TRADE (GN-STAT) na RIB e.V. como uma rede mundial contra o comércio de armas, que pesquisa escândalos de exportação de armas e publica em várias línguas do mundo.

É autor de numerosos livros críticos de não-ficção sobre exportação de armas e política militar e económica, incluindo best-sellers internacionais. Mais recentemente, ele escreveu o »Black Book Arms Trade. Como a Alemanha ganha dinheiro com a guerra« e a »Rede da Morte«. A Intertwining Criminal da Indústria de Armas e Autoridades« com mais de 250 leituras.

Grässlin recebeu dez prêmios pela paz, coragem civil, trabalho de mídia e direitos humanos, incluindo o »Prêmio da Paz Aachen« e o »Prêmio da Paz Stuttgart«.

Ele recebeu o doutorado honoris causa simbólico (Dottore honoris causa / h.c.) da Università del bene comune em Sezano, perto de Verona. Mais recentemente foi homenageado com o »GRIMME Media Prize« e o »Marler Media Prize for Human Rights« da Amnistia Internacional.

 

Contacto:

Tel.: 0049-761-7678208, Mob.: 0049-170-6113759

E-Mail: jg@rib-ev.de, graesslin@dfg-vk.de

 

Mais informações

ver www.gn-stat.org, www.rib-ev.de, www.aufschrei-waffenhandel.de, www.dfg-vk.de und www.juergengraesslin.com

 

Tradução: Erika Weisser

Contact

ArmsInformationCentre

www.rib-ev.de

 

Office and Library Freiburg     Office Berlin

Stühlingerstraße 7                     Marienstraße 19-20

79106 Freiburg                            10117 Berlin

Germany                                     Germany

MAIL: rib@rib-ev.de

+49 761 / 76 78 208

 

Office Vienna

Lederergasse 23

1080 Wien

Austria

Office Hours

Our offices are not open to the public, but visits are possible by appointment.

 

The offices are occupied from 9:30 am to 4:00 pm.

Donations Account

The RüstungsInformationsBüro (RIB e.V.) is a public charity, which means that donations are tax-deductible. For donations of up to 200 EUR, the German tax authorities need only the deposit slip. For larger donations, we are of course happy to provide you with an official donation receipt.

 

our account:
RIB e.V.
IBAN: DE56 4306 0967 8041 0738 00
BIC: GENODEM1GLS